Rede de Garantia de Direitos

A Rede de garantia de direitos são espaços democráticos, descentralizados, de troca de experiências, reflexão e proposições consensuadas, que tem por objetivo refletir as problemáticas da comunidade em conjunto com lideranças e representantes dos serviços e dar encaminhamentos para a resolutividade de demandas, bem como trocar experiências e fortalecer as relações comunitárias.

A metodologia utilizada é da construção coletiva, favorecendo a participação de lideranças e agentes de pastorais, e outros atores da comunidade local, que contribuam para a efetivação da ação, ampliando o olhar dentro das políticas sociais, de forma a não criar vínculos assistencialistas com a comunidade, que perpetua a pobreza, mas realizar uma ação de promoção e garantia de direitos sociais.

 A rede está organizada no Jd. Novo Horizonte, em Jundiaí, composta por instituições do bairro ligadas a assistência social, educação, saúde, com representantes do poder público, organizações não governamentais, associações do bairro e lideranças comunitárias.

Os membros das redes reúnem-se mensalmente, com a proposta de trabalho é atuar na defesa e garantia de direitos sociais, articuladas a rede intersetorial da comunidade, possibilitando a abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa das lideranças locais.

Objetivo Geral: fortalecer as relações comunitárias, trocar experiências, organizar atividades em conjunto e refletir sobre problemáticas locais, bem como dar encaminhamentos para a resolutividade de questões apresentadas pela comunidade.