Perguntas e Respostas

1) A Cáritas Diocesana de Jundiaí é uma Entidade de Assistência Social ou uma Entidade da Igreja Católica?

A Cáritas Diocesana de Jundiaí é uma associação civil, sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter filantrópico e beneficente de assistência social, com atuação na área de assistência social e outras decorrentes de suas finalidades e atividades, caracterizando-se como uma entidade ou organização de assistência social.

Embora com personalidade jurídica própria e, consequentemente, com autonomia jurídica, administrativa e financeira, Cáritas mantém vínculo e relação com a Mitra Diocesana de Jundiaí, pois representa o “braço social” da Igreja Católica.

Em síntese, a Cáritas atua no atendimento às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, na defesa e garantia dos direitos socioassistenciais e na assessoria às entidades beneficentes e pastorais sociais a ela filiadas, na busca do enfrentamento das desigualdades sociais, motivando e articulando ações de solidariedade e promoção humana nas cidades que compõem a Diocese de Jundiaí.

Para mais informações, clique em –> QUEM SOMOS

2) Quais são as Atividades Desenvolvidas pela Cáritas Diocesana de Jundiaí no Campo da Assistência Social?

A Cáritas Diocesana de Jundiaí executa seus serviços, projetos e programas na área da assistência social, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, no atendimento socioassistencial de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, atuando na proteção social básica, com os seguintes serviços e atividades socioassistenciais: a) Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC) direcionados a crianças (07 a 12 anos), adolescentes/jovens (13 a 17 anos) e idosos (acima de 60 anos); b) Atividades Complementares ao Atendimento Socioassistencial: Oficinas de Artesanato (mulheres acima dos 24 anos e idosas), Atividades Socioesportivas, de Recreação e de Lazer (crianças, adolescentes, jovens e adultos)

Outra linha de atuação é o assessoramento aos movimentos sociais, pastorais sociais e organizações de assistência social e ações de defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais. Dentre essas atividades desenvolvidas, destacamos: a) Oficinas de Capacitação/Treinamento direcionados prioritariamente as organizações de assistência social; b) Assessoramento direto às entidades beneficentes associadas; c) Participação e Articulação nos Espaços de Controle Social (Rede socioassistencial e territorial do Jardim Novo Horizonte e Conselhos de Políticas e de Direitos); d) Projeto Inclusão/Qualificação ao Mundo do Trabalho (qualificação profissional de homens e mulheres, acima de 16 anos); e) Projeto de Atenção ao Migrante e Refugiado; d) Ações de Segurança Alimentar (Oficina Cozinha Enriquecida e Parceria Programa Mesa Brasil – SESC Jundiaí)

Para mais informações, clique em –> O QUE FAZEMOS

3) Qual o Procedimento para ser Atendido e Participar das Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Cáritas Diocesana de Jundiaí desenvolve no Centro Comunitário São Francisco de Assis, situado no bairro da periferia de Jundiaí Jardim Novo Horizonte, o atendimento socioassistencial na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem como objetivo assegurar a proteção social básica e espaços de referência de convívio familiar e comunitário, desenvolvendo relações de afetividade, sociabilidade e participação cidadã para crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, do território de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte.

Esse serviço é realizado em Grupos separados pelas seguintes faixas etárias: crianças (07 a 12 anos), adolescentes (13 a 15 anos), adolescentes/jovens (16 a 17 anos) e idosos (acima de 60 anos);

Para inscrição e demais detalhes (vagas, horários, atividades etc.), as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social devem procurar o CRAS Novo Horizonte: Rua Profa. Danielle Lourençon, 561 – CDHU João Mezalira, Jundiaí – SP

4) Como Participar de Outras Atividades Socioassistenciais (Artesanato, Socioesportivas, Recreação, Lazer, Qualificação Profissional, Segurança Alimentar etc.), desenvolvidas no Jardim Novo Horizonte?

Além do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Cáritas Diocesana de Jundiaí também desenvolve no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no “Jardim Novo Horizonte”, as seguintes atividades socioassistenciais: Oficinas de Artesanato (mulheres acima dos 24 anos e idosas), Atividades Socioesportivas, de Recreação e de Lazer (crianças, adolescentes, jovens e adultos); Projeto Inclusão/Qualificação ao Mundo do Trabalho (qualificação profissional de homens e mulheres, acima de 16 anos); Ações de Segurança Alimentar (Oficina Cozinha Enriquecida e Parceria Programa Mesa Brasil – SESC Jundiaí).

Para inscrição e demais detalhes (vagas, horários, atividades etc.), as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade sociais devem procurar diretamente a CÁRITAS: Centro Comunitário São Francisco de Assis, Av. Pastor Francesco Ciaramella, nº 10, FONE – 4581.4332 ou  WattsApp  – 9 4281-0580

5) A Cáritas Diocesana de Jundiaí Utiliza Recursos Públicos para o Desenvolvimento de suas Atividades?

Sim, ela recebe recursos públicos para o desenvolvimento de serviços e projetos socioassistenciais. Na condição de entidade ou organização de assistência social inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e vinculada ao Sistemas Único de Assistência Social (SUAS), como  também inscrita em  Conselhos de Direitos (Crianças e Adolescentes, Idosos e Segurança Alimentar), a Cáritas Diocesana de Jundiaí participa de Editais de Chamamento Público e celebra parcerias públicas (termos de colaboração e de fomento) com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, que são regidos pela Lei 13019/14, conhecida com Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC.

Para mais informações sobre as parcerias envolvendo o repasse de recursos públicos, clique em –> TRANSPARÊNCIA

6) Como Posso Contribuir com a Cáritas Diocesana de Jundiaí?

Além dos recursos públicos recebidos para executar serviços e projetos selecionados e aprovados pela Administração Pública (esses recursos são vinculados e só podem ser utilizados conforme indicado nos Planos de Trabalho), para desenvolver suas finalidades e objetivos sociais, envolvendo sua manutenção administrativa e operacional, investimentos em infraestrutura, realização de novos serviços e projetos sociais e ampliação dos já existentes e, inclusive, complemento com recursos próprios dos serviços e projetos financiados por recursos públicos, a Cáritas Diocesana de Jundiaí necessita de recursos privados provenientes de diversas fontes e estratégicas, dentre os quais: anuidades das entidades beneficentes associadas; doações de pessoas físicas (cidadãos) e pessoas jurídicas (empresas e organizações financiadoras, inclusive da Mitra Diocesana de Jundiaí); eventos beneficentes e promocionais; e programa nota fiscal paulista.

Indicamos as seguintes formas mais simples, rápidas e de impacto imediato de contribuição com om a Cáritas Diocesana de Jundiaí:

• DOAÇÃO EM DINHEIRO, por meio de depósito ou transferência na conta bancária da Cáritas, no Banco Santander. Para efetivar o depósito ou caso necessite de Recibo de Doação ou deseje que as doações sejam regulares, entre em contato com a CÁRITAS: e-mail – caritas@dj.org.br  ou WhattsApp – (11) 9.9700.3262
  • Participação no Programa NOTA FISCAL PAULISTA. Para informações sobre o processo de participação/cadastro no site da Fazenda Estadual de São Paulo, clique em –> VÍDEO passo a passo. Caso tenha alguma dúvida no processo de cadastramento, entre em contato com a CÁRITAS: e-mail – caritas@dj.org.br  WhattsApp – (11) 9.9700.3262.
  • DOAÇÃO EM ESPÉCIE (alimentos, utensílios, roupas, materiais etc). Para se informar sobre as necessidades da Cáritas e se existe interesse em receber o item que se pretende doar, previamente entre em contato com a CÁRITAS: e-mail – caritas@dj.org.br   WhattsApp – (11) 9.9700.3262

7) O Que Faço para Ser Voluntário da Cáritas Diocesana de Jundiaí?

O serviço voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa. Segundo a Lei, o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

O candidato ao serviço voluntário na Cáritas Diocesana de Jundiaí deve preencher uma Ficha de Candidato ao Voluntariado (clique aqui –> FICHA DE CANDIDATO AO VOLUNTARIADO e enviá-la para o seguinte e-mail da CARITAS: caritas@dj.org.br. Após aprovação será solicitado o preenchimento do Termo de Adesão de Voluntariado.

Para acesso à FICHA DE CANDIDATO AO VOLUNTARIADO e mais informações, clique em –> VOLUNTARIADO