Pastoral do Menor

Telefone: (11) 98619-3438
Email: silene.pamen@gmail.com
Site: www.pamennacional.org

Finalidade Principal: Acompanhamento e promoção à criança e ao adolescente de 7 a 18 anos, com o objetivo de desenvolver ações capazes de inseri-los na sociedade e reintegrá-los na escola. O trabalho é desenvolvido em núcleos paroquiais e centros comunitários, em horário alternado ao escolar, podendo ser diariamente ou semanalmente, conforme a disponibilidade de local e de voluntários, proporcionando cursos de capacitação, atividades culturais e educacionais, esportivas e de lazer, desenvolvendo o protagonismo e o exercício da cidadania. É responsável pela equipe do P.A.R. –  Católica (Programa de Assistência Religiosa) realizado na Fundação Casa D. Gabriel em Jundiaí.

A Pastoral do Menor conta com as seguintes áreas de ação:

1. Crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco;
  2. Assistência religiosa aos adolescentes autores de ato infracional em cumprimento da medida de internação;
  3. Visitas e auxílios as famílias das crianças e adolescentes;
  4. Políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a dignidade humana;
  5. Formação dos agentes pastorais;
  6. Protagonismo Juvenil : Escola de Cidadania;
  7. Mística, Solidariedade, Justiça e Organização das pastorais.

A Pastoral do Menor está organizada em 15 núcleos, sendo 08 em Jundiaí, e 7 em outros municípios da Diocese de Jundiaí, atualmente tem aproximadamente 111 voluntários com um atendimento médio mensal de 910 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 18 anos e desenvolve suas ações em 11 paróquias da Diocese de Jundiaí, sendo elas:

Jundiaí: Paróquia Santo Antonio de Pádua / Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Paróquia São José Operário / Paróquia Santa Gertrudes / Paróquia Nossa Senhora de Fátima / Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus/ Paróquia São João Batista/  Paróquia Santa Rita de Cássia

Louveira: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens / Santo Antonio de Pádua;

Salto: Paróquia São Roque / Paróquia Cristo Rei;

Várzea Paulista: Paróquia Cristo Redentor / Paróquia São Francisco de Assis;

Itu – Paróquia São Judas Tadeu;

Cajamar :  Paróquia São Paulo Apóstolo

Algumas entidades beneficentes seguem as diretrizes da Pastoral do Menor, sendo elas:

• CEDECA – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente