Constituição da Pastoral do Migrante na Diocese de Jundiaí !!!

Realizou-se no dia 25 de junho, na Diocese de Jundiaí um encontro de sensibilização e apresentação da Pastoral do Migrante, atendendo a orientação do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, que sensível as questões migratórias em todo o país, em especial dos migrantes e refugiados que chegam às cidades da Diocese, propôs fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado, constituindo a Pastoral Diocesana do Migrante.

Contando com a presença de Dom Vicente Costa, padres, irmãs religiosas, leigos e leigas representantes de paróquias, entidades e serviços pastorais. O encontro foi assessorado pela equipe do Serviço Pastoral do Migrante – SPM e com apresentação do trabalho do CESPROM no bairro da Colônia.

Eleitos os coordenadores a Pastoral do Migrante, composta por Coordenadora Edna Maria de Oliveira Silva, Vice coordenadora, Taiana Vilela de M. Monteiro Martins, ambas da Paróquia Cristo Redentor e a secretária Cleide Lacerda Nunes Rosa da Paróquia Santa Gertrudes. Que terão como responsabilidade a implementação da pastoral em nível diocesano, regional e paroquial, iniciando com capacitação de lideranças paroquiais, levantamento da presença dos migrantes na diocese e os trabalhos já realizados e ao final do ano apresentar um Plano Pastoral para a diocese.

O que se leva do encontro para além da alegria da presença de cada um; da assessoria do Serviço Pastoral do Migrante, do apoio de Dom Vicente Costa e Padre Leandro para a missão?  Leva-se um pequeno trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugio
 “não se trata apenas de migrantes: trata-se da pessoa toda e de todas as pessoas. Nesta afirmação de Jesus, encontramos a cerne da sua missão: procurar que todos recebam o dom da vida em plenitude, segundo a vontade do Pai.”