Cáritas Diocesana de Jundiaí participante do Programa Mesa Brasil do SESC Jundiaí!!

A Cáritas Diocesana de Jundiaí está inscrita no Programa Mesa Brasil SESC Jundiaí.

“O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. 
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

O trabalho do Mesa Brasil SESC vai além da distribuição de alimentos. O Programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas.  A dimensão educativa é um diferencial do Mesa Brasil SESC porque o Programa não valoriza a cultura do assistencialismo, mas potencializa o trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores. 

Para isso, o Programa promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras. “ (http://www.sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/quemsomos/  )

Essa parceria possibilita complementar o atendimento das pessoas atendidas nos projetos e serviços realizados pela Cáritas Diocesana no Centro Comunitário São Francisco de Assis, situado no território do Novo Horizonte.

Os alimentos doados, são preparados para serem servidos no lanche das crianças, adolescentes, jovens, idosos e adultos, favorecendo uma alimentação mais saudável.

No dia 29 de maio recebemos a  primeira doação.

Após as atividades foram servidos os lanches com  leite, frutas e pães que vieram na doação.

Com os legumes recebidos foram preparados escabeche de berinjela e molho de tomate para o preparo de lanches. Preservando os alimentos por mais tempo.

Abaixo mais fotos dos produtos doados e do lanche servido para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *