Pastoral da Sobriedade

 

Coordenadores Diocesano: Noel de Souza Rezende / Maria Inês de O. Rezende
Telefone: (11) 4596-7293
Email: [email protected]
Site: www.sobriedade.org.br

Finalidade Principal: A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão da dependência química. Sua Missão é evangelizar, mas hoje vai muito mais além buscando implementar ações de serviço que promovam a vida, em comunhão com os irmãos, acolhendo a todos e qualquer tipo de dependência, química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados. Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto que busca a integração entre todas as Pastorais e movimentos onde envolve o dependente, a família, a igreja e a sociedade. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química. álcool e outras dependências.

Desenvolve Reuniões semanais do grupo de auto ajuda nas paróquias e Comunidades terapêuticas onde são vivenciados os 12 passos da Pastoral da Sobriedade (Programa de vida Nova)

Atendimentos para dependentes e seus familiares

Palestras de prevenção em: Escolas, catequeses, cursos de noivos, Encontro de Casais com Cristo, Empresas, etc…

Promove Retiros de Espiritualidade, Diocesano e Paroquiais e Cursos para os Novos Agentes

Propõe 5 linhas de ação:

  1. Prevenção ao uso de drogas.
  2. Intervenção junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
  3. Recuperação do dependente químico.
  4. Reinserção familiar e social do dependente em sobriedade.
  5. Atuação política onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.

E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.

A Pastoral da Sobriedade está organizada em 14 paróquias, onde 72 voluntários coordenam os grupos de apoio que acompanham cerca de 720 assistidos no grupo de auto ajuda entre dependentes e seus familiares por mês, nas seguintes paróquias:

Jundiaí: Catedral Nossa Senhora do Desterro / Paróquia São João Bosco / Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Lellis / Paróquia São José, Paróquia Santa Gertrudes;

Várzea Paulista: Paróquia Nossa Senhora da Piedade / Paróquia São Francisco de Assis (Comunidade São Pedro); Paróquia Cristo Redentor;

Salto: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Santa Cruz) / Paróquia São Benedito e Paróquia São Roque;

Campo Limpo Paulista: Paróquia Santa Luzia

Itupeva: Paróquia São Sebastião (Comunidade Santo Antônio)

Louveira: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Comunidade São Sebastião)

Em conjunto com os trabalhos nas Paróquias também o grupo de autoajuda é desenvolvido semanalmente nas Casas de acolhida Mosteiro Santa Luzia e Casa do Senhor ambas em Campo Limpo Paulista.

Contamos também anualmente com Retiros Diocesano, Retiros Paroquiais e encontros de formação Permanente. Algumas Paróquias rezam semanalmente o terço da Sobriedade nas casas dos assistidos.